quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Percevejos Predadores Zelus em Brasília

Pedido 1: Acredito q o macho seja o rabo laranja (imagem 1), o macho jovem tem cores de verde a amarelo em tom quase transparente (imagem 2), a femea ja tem a cabeça laranja e com asas em preto e branco (imagem 3) e ela por baixo tem cores invertidas (imagem 4), e a femea tbm apresentou indicios de comportamento canibal conforme restos de outro inseto da mesma especie na folha ao lado (imagem 5). 
Peço desculpas se não foi possível tirar fotos melhores!! 
Obrigado pelo auxilio!!

Pedido 2: Estes insetos habitam nas folhas de uma Dama-da-noite e folhas de um Ingá. Notei sua presença no inicio do mês de dezembro. Acredito q o macho seja o sem asa e o corpo cor laranja na parte traseira (1), e q esse macho qndo ainda jovem apresenta-se mais transparente no tom e nas cores predominantes verde e amarelo (2). A femea ja tem essas asas grandes (3) e por baixo aparenta ter as cores invertidas com o macho, tendo a parte da frente do corpo no tom alaranjado (4) e eu ainda suspeito de comportamento canibal da femea pós-copula, baseado em resto mortais (5) de um aparente macho de mesma especie encontrada na folha ao lado de onde estava a femea. No demais, agradeço de antemão o auxilio prestado e peço desculpas pela falta de closes bons nas fotos. Atenciosamente,
Denis Coelho de Brasília, Distrito Federal.
Denis, vamos lá. Olhando a imagem central, vê-se que o inseto possui a ponta das asas membranosas e a base coriácea, isto caracteriza um percevejo (Hemiptera: Heteroptera). Percevejos são insetos de metamorfose incompleta, ou seja, não nascem larvas, mas semelhantes aos adultos, nesta fase elas são chamadas ninfas e passam por alguns estágios, a quantidade deles varia de espécie para espécie. Reconhece-se facilmente o percevejo em fase de ninfa, por não possuírem asas ou as possuírem pouco desenvolvidas.

Neste contexto, não sei te falar aqui de macho ou fêmea mas, na primeira imagem nós temos uma ninfa, na segunda uma outra em estágio anterior, na terceira e quarta um inseto adulto. Quanto à quinta, fica minha dúvida. Este é um inseto predador, provavelmente Zelus leucogrammus (Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini) e ele é importante nas plantas, capturando as pragas. Os supostos restos mortais do macho é provavelmente a exúvia da suposta fêmea que acaba de entrar na fase adulta, deixando sua antiga "pele" para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário