domingo, 9 de novembro de 2014

Lagarta Acyclania em Minas Gerais

Fala aí Cesar, beleza? Poxa, há muito tempo pesquiso na internet e não consigo saber de que espécie é essa lagarta, pois achei fotos iguais, mas sem identificação. Eu a capturei próximo de uma pequena arvore com folhas igual a do carvalho (folhas onduladas). Você pode me ajudar novamente. Abraços.
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, estou com dúvida na família. Consegue ainda localizar as outras imagens na internet? Ela se locomovia esticadinha?

Marcelo: Olá César. Bom, como você me perguntou sobre a lagarta, eu lhe digo que a encontrei junto com outras, mas a maioria estava morrendo, creio que por parasitas, inclusive a da foto, que já estava morta quando fotografei. As que andavam, eram lentas, mas andavam igual as da Borboleta Monarca. A foto que mais se assemelha a ela é esta que estou enviando. Aguardo novidades. Obrigado.

Cesar: Marcelo, vou te dizer a minha principal suspeita: Noctuidae: Agaristinae. Existem poucos registros de nossas lagartas neste grupo, até mesmo os adultos são pouco documentados. Lagartas são muito mais difíceis por que para os adultos, pelo menos, nós temos espécimes conservados em museus.

Atualização Abr/2.016 - Marcelo: Cesar, depois de um longo tempo, acho que descobri esta lagarta. Trata-se de Acyclania tenebrosa. Veja nesta foto.
Será que estou correto? Valeu!

Cesar: Concordo com a identificação e isto me faz observar que nós temos um outro registro da mesma, em data posterior, do Dael, também de Minas Gerais. Estava identificada como Datana, também por imagens do Wolf, que foi atualizada para A. tenebrosa. Aparentemente, a taxonomia do bicho está errada, Wolf manteve Notodontidae, muitas fontes a tratam como Erebidae: Arctiinae (1 (sic), 2, 3, 4, 5) e ela parece dever ser tratada como Noctuidae: Agaristinae como eu suspeitava. Por este último documento, mesmo os adultos de A. tenebrosa e A. schadei são muito semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário