quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Aranha Diplurídea em Brasília

Oi Cesar, essa aranha apareceu dentro da minha casa, na cozinha. Eu avistei ela de longe era relativamente grande quando viva. Apareceu a noite. Pesquisei por horas e horas e não identifiquei. Gostaria de saber se é perigosa pois tenho três crianças em casa e a menor adora bichos, seria capaz de ir pegar na aranha. Quando fui mata-la ela não se mexeu, ficou paralisada, só após jogar o veneno que ela tentou escapar. Mas pesou e caiu da parede. Isso foi ontem a noite. Obrigada.
Maíra de Brasília, Distrito Federal. 
Maíra, é muito interessante como as crianças, naturalmente, são curiosas e gostam dos bichinhos e, gradualmente, vão adquirindo medo e repulsa, baseados no comportamento dos adultos. Eu diria que é interessante capturar o bicho e soltá-lo na natureza, orientando a criança sobre o risco do manuseio, mas também sobre o respeito que todo ser vivo merece. Aranhas, no caso, são animais benéficos, importantes em seu ecossistema.

As duas grandes fiandeiras desta aranha é característica da família Dipluridae. (Mygalomorphae) Dentre elas, parece haver ainda polêmica, mas estudos demonstraram que a ação da peçonha de Trechona venosa (Diplurinae) é semelhante à do escorpião-amarelo.

Esta não é uma Trechona, que têm as fiandeiras relativamente curtas, mas não tenho e não encontro registros das espécies de Dipluridae no Centro-Oeste, ela deve ser uma Linothele ou uma Diplura.

Mr. Spider: Realmente existe pouco estudo sobre a família de aranhas Dipluridae, principalmente na região do centro oeste...Precisaria do animal em mãos para uma certeza exata...acredito também que esteja entre o gênero Diplura e Linothele...a Diplura diferencia da Trechona pelo o número de cerdas constituída por uma lyra no maxilares.
(para mais informações, vide comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário