sexta-feira, 11 de julho de 2014

Larvas de Moscas Soldado em São Paulo

Olá, há algum tempo venho despejando resíduos orgânicos em um pedaço de terra aqui da minha casa (espaço de terra pequeno 1mx1m) e vendo sendo de ótima serventia tanto pra mim quanto para pitangueira que está plantada no pedaço de terra. Porém ontem choveu aqui, o que há muito não acontecia, e do dia para noite apareceu uma infestação destas larvas no meu quintal, centenas delas.
Gostaria de identifica-las e saber se posso continuar com a "composteira".
Desde já agradeço.
Matheus Henrique de Pitangueiras, São Paulo.
Matheus, estas são larvas de moscas-soldado da família Stratiomyidae, provavelmente Hermetia sp. Elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, como você observou, cedo ou tarde elas surgiriam, neste sentido elas podem ser consideradas benéficas. Não é incomum que estas larvas apareçam dentro de casa. Este é um excelente artigo da Universidade da Flórida. Há uma linha que diz:

"Embora elas não sejam conhecidas como um vetor de doenças, moscas-soldado adultas são um vetor mecânico de diversos patógenos em potencial . A mais provável interação negativa para animais ou humanos seria a ingestão acidental de suas larvas. (Goddard 2003)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário