sábado, 7 de junho de 2014

Lagartas no Rio de Janeiro

Olá mais uma vez Cesar, boa tarde. Td bem? estou te enviando fotos com duas lagartas. A mais escura me encontrei no Parque Natural de Nova Iguaçu. RJ. Me disseram que era a tal " Taturana assassina" (Lonomia obliqua), porém, ela caiu em minhas costas e só senti um leve ardor (foi assim que a encontrei...rs), então suponho que não seja a famigerada. E a amarela foi um amigo que me enviou. Ele mora em Costa Barros. RJ. Mais uma vez obrigado e desculpe por ter mandado fotos de animais diferentes.
Andy Silva de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Andy, a lagarta amarela tem para mim a aparência de uma lagarta-lesma da família Limacodidae, mas eu não consegui encontrar alguma que combine com esta, talvez conseguir o gênero seja bem difícil, mas vou deixá-la como não identificada até conseguir uma imagem semelhante. Sabe dizer a planta hospedeira? É interessante o quanto sua cor combina com a da flor.

Com a aparência da segunda, não conheço outro gênero se não Hylesia, também Saturniidae: Hemileucinae. Nestes gêneros, são as fêmeas adultas que são mais conhecidas por seus pelos urticantes. As larvas de Limacodidae também podem ser perigosas.

Atualização 27/06/2.014 - Kel: Olá, Cesar, desconfio que a lagarta amarela seja Lycaenidae. Eu encontrei algumas muito semelhantes a essa, fiz uma busca e encontrei imagens nesse site. A cor muda de acordo com a flor de alimentação da lagarta. Assim, elas podem ficar meio que indistintas na flor da mesma cor que elas adquirem. Elas são incríveis. A pessoa explica algumas coisas aqui tbm. A flor da imagem enviada pelo Andy me parece Tecoma stans, Espero ter acertado. :)

Cesar: Kel, a lagarta é muito semelhante se não idêntica à Rekoa marius criada em T. stans, acho agora interessante eu ter observado a semelhança da lagarta com a flor. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário