quinta-feira, 17 de abril de 2014

Barata D'água no Rio de Janeiro

Olá... No mês de abril, na sacada de um apartamento em frente a praia, em Cabo frio, RJ, encontrei este curioso inseto, que a princípio me assustou pelo tamanho, pois media cerca de 5cm, e me intrigou o fato de ter o que me parece um ferrão em sua cauda, além das "garras" na pata dianteira. Não consegui distinguir se tratava de um besouro ou uma barata de praia. Sou apaixonada por insetos e muito curiosa em relação a eles e ficaria muito feliz caso você pudesse solucionar esse mistério pra mim. De qualquer forma agradeço a atenção e parabéns pelo blog, muito bacana e interessante!
Jéssica de Cabo Frio, Rio de Janeiro.
Jéssica, muito embora você não tenha acertado em nenhum de seus palpites, barata-da-praia se aproxima do nome comum desta barata-d'água da família Belostomatidae (Hemiptera: Heteroptera: Nepomorpha), creio que Lethocerus sp., que podem ultrapassar os dez centímetros dependendo da espécie. Estes bichos não são baratas verdadeiras, mas grandes percevejos de água doce.

Olha, tenho dúvida com a anatomia deste bicho, mas de fato ele não tem ferrão. O tubo na extremidade de muitos insetos costuma ser seu ovipositor, indicando que ele é uma fêmea. No caso das baratas-d'água, este me parece ser seu "tubo de respiração".

As pernas dianteiras do bicho são raptoriais e creio que até possam machucar com elas, porém o bicho pode machucar mesmo com o aparelho bucal, se manuseado incorretamente ou se tiver um contato com o bicho dentro da água. Esta picada pode causar uma ferida dolorosa (porém não perigosa, a menos que desencadeie uma reação alérgica ou infecção), dependendo da quantidade de toxinas que ele conseguir injetar. Estas toxinas servem para paralisar suas presas, além das enzimas digestivas, para que o bicho possa sugar seu conteúdo. Fora o contato inadvertido, elas são inofensivas.

Baratas d'água voam bem, e podem ser atraídas pela luz artificial das residências. São consideradas boas para consumo humano, uma iguaria em países asiáticos.

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário