sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mariposa-Falcão em São Paulo

Caro Cesar, gostei muito do seu site!! Tentei identificar uma mariposa que encontrei com meu filho mas não estou conseguindo... Caso voce possa nos ajudar.... Acho que é algum tipo de mariposa falcão (após pesquisa em seu site) mas se parece muito com um morcego, na realidade achei que fosse um morcego até chegar bem perto. Faltou escala de tamanho nas fotos, mas posso inferir 2 a 3 plogadas...Foi vista no campus da UNIVAP - proximo a uma horta e a um borboletario, era meio dia. As fotos foram tiradas do meu celular.
Muito obrigado pela sua atenção!
Fernando de São José dos Campos, São Paulo.
     Fernando, interessante ter confundido esta mariposa com um morcego. Comigo, já aconteceu o contrário, um bicho grande entrou voando em alta velocidade dentro de casa, e eu estava certo que se tratava de um esfingídeo. Ele não parou quieto, não chegou a pousar, levou um tempo pra eu entender que se tratava de um morceguinho.
     Você identificou corretamente esta como uma mariposa-falcão da família Sphingidae, e eu creio que se trata de Pachylia syces (Macroglossinae: Dilophonotini). Suas larvas são muito interessantes, pois mudam de coloração drasticamente de forma que parecem ser duas espécies distintas. Assim como suas irmãs, se alimentam em Ficus sp..
     Obrigado por gostar do Insetologia!

Fernando: Muito obrigado!!
Abraço.
Fernando Martins Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário