terça-feira, 15 de outubro de 2013

Besouro Serra-Pau Paromoeocerus em São Paulo

Moro na zona sul da cidade e o inseto apareceu no meu quintal. Ele voa, possui corpo de cor avermelhada e asas verdes metálicas, que me remetem muito ao formato de uma cápsula. Sua antenas possuem uma esfera preta com cerdas e tais antenas são bastante flexíveis.
Bianca Mello de São Paulo, capital.
Bianca, este é um serra-pau do gênero Cosmisoma (Cerambycidae: Cerambycinae: Compsocerini).  Compsocerus é um gênero muito semelhante, às vezes considerados sinônimos. Existem ainda outros gêneros similares (1 e 2), de modo que eu até prefiro deixar na tribo, que este documento ainda chama de Rhopalophorini, acho que pra falar mesmo em espécie, só um especialista com o bicho em mãos, ou conhecendo um levantamento da fauna da região..

Enfim, a taxonomia é confusa, difícil dizer qual seria exatamente o gênero, espécie, tribo, mas este é um besouro serra-pau da família Cerambycidae, muito bonito e que não representa perigo.

Jackson Cordeiro Brilhador: Olá!

César, esse espécime da publicação pertence ao gênero Paromoeocerus (Cerambycinae, Unxiini), pois percebe-se que os tufos estão inseridos nos antenômeros VI e aparentemente os fêmures são, gradualmente, claviformes.

Este gênero difere do Cosmisoma, pois esses apresentam os tufos inseridos na parte distal dos antenômeros V, atingido o ápice elitral. Também uma característica marcante é o formato dos fêmures, pois são pedunculados e fortemente clavados, além de ultrapassar o ápice elitral, a pelo menos toda a clava.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário