quarta-feira, 29 de maio de 2013

Possível Corsário em Pernambuco

Tudo bem??? Já faz um mês e meio, fui picado por esse animal... Ele apareceu dentro da minha casa. Guardei-o e mostrei-o em alguns locais para saber se por acaso seria um "barbeiro". Desde de já agradeço pela prestação de serviço aos internautas e mando meus parabéns a todos os organizadores e participantes... Obrigado e aguardo a resposta.
Fabiano de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
Fabiano, eu gostaria de te dar um grau maior de certeza, as imagens não estão muito nítidas. Pela primeira imagem, dá pra ver que ele pertence sim à família Reduviidae, a mesma dos barbeiros. As famílias são divididas em subfamílias, quando se fala em barbeiros, não se refere a uma única espécie, mas a todas as espécies de triatomíneos. Pra mim, ele não é um barbeiro, mas um corsário da subfamília Peiratinae, proximo de Melanolestes.

Gostaria de saber em que situação ele te picou: ele te procurou para picar, picou ao capturá-lo ou estava em alguma roupa?

Esta postagem de Ramon Lamar pode ser muito útil para o reconhecimento destes insetos.

Muito obrigado pelos parabéns, Fabiano!

Fabiano: Boa noite.Eu te enviei algumas fotos ontem sobre o possível corsário em Pernambuco. Respondendo as perguntas, ele me picou quando coloquei a mão no bolso do calção, acho que ele estava bem na entrada do bolso, acho que foi mais um instinto de defesa mesmo, pois devo ter apertado ele... Na verdade, este é o segundo que achamos na minha casa, o primeiro foi o que me picou e este da foto minha mãe encontrou embaixo do armário da cozinha... Infelizmente não tenho mais o bicho para tirar outras fotos, mas o que me deixou um pouco mais tranquilizado em relação as suas caracteristicas é que o mesmo não possui aquelas pitinhas amarelas que existem no barbeiro (tb não sei se todos possuem). Outra coisa que observamos nos dois animais foi um odor muito forte, uma fedentina mesmo, com isso achei que fosse um pecevejo... Muito obrigado mais... Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário