segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mariposa Górgona no Rio de Janeiro

Olá Cesar!
Veja a mariposa diferente que encontrei bem tranquila na minha casa. Parece uma folha seca com pose de avião. Muito interessante!
Data da foto: 31.03.2013
Local: Cordeiro-R.J.
Um abraço,
Lúcia Lopes
Lúcia, tenho a impressão de que as mariposas da família Sphingidae gostam de você! A aerodinâmica é uma das principais características desta família. Na subfamília Macroglossinae, especialmente na tribo Dilophonotini é um tanto comum esta aparência de aviãozinho, mas este macho de Enyo gorgon realmente se empolgou um pouquinho!

Não encontrei nenhuma referência listando esta espécie no Rio de Janeiro, mas este site confirma a presença dela tanto na região Sul como Norte e Nordeste, me dando a entender que parece um tanto normal que ela esteja também no Sudeste. Vou chamá-la aqui de Mariposa Górgona (do inglês gorgon, o nome de espécie), não sei o por que do nome, mas este é um monstro da mitologia grega.

Lúcia: Será que está perdida por aqui? Ela continua no mesmo lugar e quando eu mexo sinto que está viva.
Adorei o "post" super completo! Parabéns! Obrigada, Cesar!
Um abraço,
Lúcia Lopes

Cesar: Não sei dizer ao certo o por que, mas os esfingídeos costuma ficar assim mesmo, quietinhos num cantinho, paradinhos, camufladinhos. Eu acredito que estejam no fim da vida, mariposas de uma família próxima, a Saturniidae, nem se quer se alimentam quando adultas, vivem do que comeram enquanto larvas e morrem.

Lúcia: Estava hoje de manhã tirando fotos das lagartinhas ( encontrei uma perdida e coloquei junto com as outras, agora são nove), quando passou uma mariposa e deu um rasante em torno do quintal foi em direção ao portão e sumiu. Corri para ver, mas ela desapareceu. Fui olhar a Górgona na cozinha e ela não estava mais lá. Foi ela que deu o rasante e foi embora. É isso, Cesar...rs Ótimo dia para você!
Um abraço.
Lúcia Lopes

Cesar: Legal saber! Então ela ainda estava bem vivinha, com bastante energia!

Um comentário: