segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aranha-Corredeira no Rio de Janeiro

Olá Cesar.
Encontrei essa aranha na roupa que estava na corda, mas essa é a segunda vez que a encontro. Da primeira vez ela estava no muro. Aqui em casa tem muitas arvores,é bem úmido, inclusive a corda fica amarrada em uma aroeira e nos fundos tem um matagal de capim navalha(o muro onde a vi antes separa esse matagal) a foto foi batida em 28/04/13.
Fiquei assutada quando a encontrei pela coloração dela,ela tem as patas bem vermelhas muito chamativas,com algumas listras pretas. O corpo é marrom,pequena,ágil demais e a teia é bem forte, porque quando fui solta-la ela laço a teia de dentro do copo pro muro e saiu numa velocidade, que achei que tinha encontrado uma super aranha, fiquei pasma!
Soltei ela no muro onde já havia encontrado a outra.
Queria saber se é perigosa, se tem algum risco pra humanos ou pra animais?
Thais Guimarães de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
     A aranha parece ser da família Corinnidae, ainda arriscaria que um macho de Trachelopachys sp..
     Se o gênero próximo Trachelas é conhecido por running spider, faz sentido que elas sejam realmente muito velozes. Este documento chama uma aranha da família Miturgidae de aranha-corredora, ambas as famílias, Corinnidae e Miturgidae eram antigamente consideradas Clubionidae, de forma que esta deve ser uma característca de toda a superfamília Clubionoidea, vou chamá-la "aranha-corredeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário