sábado, 16 de fevereiro de 2013

Primeiro Registro de Meropeidae no Brasil

Nunca neste site foi publicada uma matéria deste tipo, mas penso que este é um caso que não pode passar desapercebido. Traduzo aqui a matéria publicada em Eurekalert! sobre esta nova e rara criatura.

Espetacular espécie de bicho-fórceps descoberta pela primeira vez na América do Sul
Austromerope brasiliensis, imagem: ZooKeys
Bichos-fórceps (forcepflies) são normalmente conhecidos por tesourinhas-voadoras (earwigflies), por que os machos têm grandes fórceps genitais que se assemelham aos cercos das tesourinhas. Uma nova espécie de bicho-fórceps (Mecoptera, Meropeidae) foi descrita no Brasil, o que representa a terceira espécie descrita na família e o primeiro registro na região neotropical. A distribuição e biogeografia da família está em discussão e é proposto que Meropeidae se originou antes da deriva continental e então dividida em dois ramos, norte e sul, com o rompimento do supercontinente Pangea. O estudo foi publicado no jornal de livre acesso Zookeys.

Apesar de todos os esforços anteriores de coleta nesta área, a espécie nunca havia sido registrada antes. O espécime foi coletado em uma fazenda privada perto de um fragmento de floresta cercada por fazendas no bioma Mata Atlântica (Rancho Sonho Meu, Domingos Martins, Espírito Santo) um dos mais ameaçados do Brasil. Eles podem ser encontrados em diversos habitats, incluindo bosques, a floresta de Jarrah (Austrália) e vegetações em areia. O que faz os bichos-fórceps especiais é o fato de que pouco se sabe sobre sua biologia e os seus estágios imaturos permanecem um mistério para os cientistas. Os adultos, que são normalmente noturnos e costumam viver no solo, são capazes de produzir estridulação, produzindo sons esfregando certas partes do corpo.
"A descoberta desta nova relíquia é um sinal importante para reforçar a conservação do bioma brasileiro da Mata Atlântica. Certamente há muito mais espécies de Mecópteros ainda a serem descobertas nessas florestas", disse o autor principal, Renato Machado da Texas A & M University, College Station, EUA. (Traduzido de Eurekalert! 15/02/13 com fonte original do jornal ZooKeys).
Agradeço a Renato Machado pela rápida resposta e informações sobre o uso das imagens e a Lúcia Lopes pela notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário