sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Besouro-Soldado no Rio Grande do Sul

Olá Cesar,
Mais uma vez parabéns pelo blog, estou encantada. Estou enviando a foto do percevejo-de-renda que identificaste e mais um inseto que eu particularmente achei muito bonito. Ambas as fotos foram tiradas em Ibirubá-RS. Durante um pescaria, na beira do rio, percebi a presença deste inseto e tirei algumas fotos. Abraços.
Débora
Débora, este besouro é de fato muito lindo, mas devo te dizer que ele não é muito de confiança, pois me enganou direitinho...

Apesar de logo de cara o achar um tanto diferente, eu comecei procurando por crisomelídeos como ESTE e ESTE, encontrados nesta página. Aliás, ele não se parece com o verdinho nos desenhos aqui do lado direito? Mas procurando por Cantharidae, não foi difícil encontrar em Pybio.org (do Paraguai) imagens muito semelhantes a esta. Está claro que existe muito pouca informação sobre estes bichinhos, mas encontrei imagens no Flickr AQUI e AQUI que me fazem entender que este bichinho é na verdade uma menininha. Na segunda imagem, ele está identificado como Chauliognathus flavipes, e a presença desta espécie está confirmada no RS AQUI, junto com outra espécie aparentemente muito semelhante, o Chauliognathus fallax. Esta página fala sobre as variações de manchas entre indivíduos da mesma espécie.

O que me despistou no início foi o fato deste ser um bichinho largo, enquanto a maioria dos cantarídeos são fininhos. Estes, podem não parecer, mas são mais aparentados dos vaga-lumes! Adultos se alimentam de néctar e pólen, larvas sugam os fluidos de larvas e ovos de outros insetos, fazendo deles, além de muito bonitos, insetos benéficos.

Estou contatando o autor da identificação no Flickr na esperança de que ele possa confirmar a espécie e nos dar mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário