quinta-feira, 7 de março de 2024

Prováveis Fungos Gasteroides no Espírito Santo

Boa tarde, Cesar!
Sou de Vila Velha - ES, acabei encontrando dois ovos de algum animal no quintal da minha casa. Eles são pouco maiores que um ovo de codorna, porém sua textura não é completamente rígida e nem completamente molenga, um misto dos dois. Não sei dizer se é um ovo de inseto, anfíbio ou réptil. Não possuímos lago no quintal e moramos próximos a Mata Atlântica (convento). Períodos de muita chuva aqui.
Tem alguma ideia de que tipo de ovo poderia ser? Se sim, aconselha que deixemos onde está, ou que trouxéssemos para dentro de casa? Não há nenhum animal por perto que pareça ter interesse (parentesco) com o ovo.
Seguem as fotos.
Sophia Nunes.
Sophia, vejo bolas brancas, não tenho informação visual ou descritiva o suficiente pra afirmar que são ovos. O ovo de um teiú me parece ter aproximadamente o tamanho do ovo de codorna, inseto me parece altamente improvável, ovos de anfíbios são botados na água e são cobertos por uma espécie de geleia.

Você notou se eles estão soltos do chão? Até aqui, minha melhor opinião é de que temos "fungos  gasteroides" (Eukaryota: Fungi: Dikarya: Basidiomycota: Agaricomycetes), veja alguns exemplos nestes artigos: 1, 2, 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário