domingo, 28 de maio de 2023

Mosquitos-Pólvora no Rio Grande do Sul

Boa noite, por gentileza tenho um inseto para identificação. É um inseto muito pequeno por volta de 1 mm que aparece principalmente quando chove. Eles descem do teto através do negativo do gesso. Eles também são capazes de voar.
Localização: Novo Hamburgo/RS
Visto de cima:
Em comparação com a minha unha do dedão:
Monte no chão:
Eduardo Barbosa
E não tem havido picadas? Esses são mosquitos-pólvora ou maruins da família Ceratopogonidae, parecem Forcipomyia sp. (Forcipomyiinae), este em evidência não pica por ser macho, mas as fêmeas, que são indivíduos mais robustos e sem antenas plumosas, de muitas espécies picam e sugam sangue (mas veja por exemplo Forcipomya (Pterobosca) spp. parasitando asas de libélulas: 1, 2).

Não sei que condição pode haver acima do gesso para a sua presença, segundo BugGuide: "Os ovos são depositados em estrume, cascas de árvore em decomposição e locais semelhantes".

Eduardo: Muito obrigado pela resposta, com base na sua identificação pude descobrir a provável origem destes mosquitos. Eu moro em um terreno mais baixo do que a vizinha de trás e ela tem muitas bananeiras e folhas mortas no chão, onde os mosquitos provavelmente se criam. Provavelmente há folhas acumuladas nas calhas da minha casa e os mosquitos voam e entram no forro, caindo pelas beiradas do gesso (atraídos pela luminosidade das lâmpadas?)
Em relação as picadas, são muito poucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário