quinta-feira, 24 de março de 2022

Larva e Imago de Joaninha no Espírito Santo

Olá César, encontrei a algumas semanas uma Larva que acredito ser de Joaninha Asiática (se não me engano também se chama Joaninha Multicolorida) e a deixei em minha planta, mas a aproximadamente 3 dias atrás eu vi ela pendurada por baixo de uma folha, como uma pupa. E hoje ela finalmente se transformou em uma Joaninha..

E queria saber se estou certo sobre a Joaninha Asiática, ou se pode ser outra espécie!

Não estou com as fotos que tirei dela ainda 'como larva' (só tem um vídeo no YouTube), mas tenho algumas da própria Joaninha.

Guaçuí-ES.

Segue as fotos: (eu não sei se posso chamar o que está ao lado dela de casulo, mas foi daí que ela saiu, e também queria dizer que algumas imagens estão meio 'borradas', e peço desculpas)

Caso queira ver o pequeno vídeo mostrando a larva, esse é o link:
Erik.
A espécie está correta, Harmonia axyridis (Coccinellidae: Coccinellinae: Coccinellini). Ela é multicolorida por variar bastante em coloração, sendo que a forma típica é alaranjada com dezenove pintas, por isso joaninha-de-dezenove-pintas é mais um nome pelo qual é conhecida. Apesar das variações, amarela é possível, mas o que vemos aqui é um indivíduo teneral, ainda não atingiu sua coloração final, os élitros ficarão menos transparentes, corpo e pernas mais castanhos. E a pupa se "dividiu" no imago (adulto) e a exúvia.

Extraí imagens do vídeo para as larvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário