quinta-feira, 1 de abril de 2021

Aranha Papa-Formigas em São Paulo

Olá, Cesar.
Ainda falando de aranhazinhas...
Essa estava aqui em casa, em Campinas-SP, e seu tamanho era de aproximadamente 12mm, porém nunca havia visto essa espécie em meu quintal. Ela também seria uma papa-moscas ou poderia ser uma aranha ainda jovem e por isso teria seu tamanho tão pequeno?
Ela seria popularmente chamada de papa-moscas ou receberia um outro nome? Ampliando um pouquinho mais a pergunta, o nome popular "aranha papa-moscas" seria destinado apenas a essas aranhas que caçam ativamente e possuem um par de olhos relativamente grandes voltados para a frente?
Abraços,
Ricardo Perez Pombal.
Sim, papa-moscas é o nome comum às espécies da família Salticidae, elas possuem um arranjo ocular bem distinto, são oito olhos como a maioria das aranhas, os dois centrais são grandes, ao lado há mais dois olhos que podem ser considerados frontais, mas menores. Lá no meio-alto-lateral do cefalotórax se vê mais um par de olhos de tamanho semelhante, entre esses de tamanho semelhante há mais um par de olhos, pequenininho.

Só que, apesar do nome popular da família, esta Corythalia sp. (Salticidae: Salticinae: Euophryini) parece se alimentar exclusivamente de formigas, por isso eu gosto de chamá-la papa-formigas. Acompanhei uma por um tempo, ela tinha residência fixa, morava em um buraquinho em madeira com uma portinha de seda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário