segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ciclo de Borboleta Lasaia em Minas Gerais

Oi Cesar! Salvei essa linda de tomar um banho de baygon. Ela só come a noite, está se alimentando de dedaleiro (Lafoensia pacari), estou acompanhando o desenvolvimento e torcendo para que não esteja parasitada rs! Ah, as cerdas não são urticantes. Consegue achar a id dessa linda?
(...)
Boas notícias! A bichinha já empupou! A pupa é pequenininha. Estou ansiosa p ver como será a mariposa! Completando o ciclo, eu envio as fotos.
(...)
Ahh, ela estava virada p baixo sim, mas o jeito como ela se fixou faz parecer q ela está sentada. O jeito q ela se mexe é bem discreto e dá para ver os anéis do abdômen como se fosse uma sanfona.
(...)
Ela ficou em 90 graus com o graveto, parecendo estar "sentada" Eu não tirei foto (mas deveria ter tirado), antes de empupar, ela se enrolou como um anel no graveto.
(...)
Até que enfim, o adulto:
TaMi de Itaguara, Minas Gerais.
Realmente esta pregou uma peça, eu não tinha dúvida de que seria um lasiocampídeo pela larva, embora a crisálida, na verdade, já tinha evidenciado que era uma borboleta. Concordo que seja Lasaia agesilas agesilas (Riodinidae: Riodininae: Riodinini) e é bom que tenha vindo uma fêmea, pois elas são raramente avistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário