quarta-feira, 22 de julho de 2020

Percevejo-Formigão Neomegalotomus: Fitófago? Nem tanto!

Ola, td bem? Poderia me ajudar a identificar este? Fotografado em Campinas-SP, durante a noite, em 20/07/2020. Ele estava no banheiro.
Jose Alexandre.
Este é um percevejo-formigão da família Alydidae e acredito que seja Neomegalotomus parvus (Alydinae), também conhecido como percevejo-manchador-de-grãos, fêmea pelas dicas em American Insects.

Jose: obrigado! trata-se de uma espécie fitófaga?

Cesar: Sim, alidídeos são bem conhecidos como insetos fitófagos, como o nome comum deste diz, ele é associado a sementes. Porém, foi interessante perguntar, pois encontrei um artigo muito interessante sobre N. parvus, cujo resumo é:
O percevejo fitófago Neomegalotomus parvus (West.) alimenta-se de vagens e sementes de leguminosas. Entretanto, pela primeira vez, em criações de laboratório, adultos foram verificados alimentando-se de cadáveres de adultos e ninfas de sua espécie. Ninfas de segundo ínstar, desprovidas de sementes de leguminosas, alimentando-se exclusivamente de ninfas mortas, atingiram o terceiro ínstar. No campo, adultos de N. parvus foram encontrados em carcaças e fezes de animais, aparentemente, em alimentação. Agregações de adultos foram verificadas sobre fezes de cães. (Ventura, Silva & Panizzi, 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário