segunda-feira, 11 de maio de 2020

Exúvias de Efemeróptero no Rio de Janeiro

Olá, César! Tudo bem?
Tenho visto este inseto estranho na janela da minha casa e da casa da minha mãe. Ele é transparente, parece ter olhos e não se mexe. Tem perninhas, e se mexo nele, ele cai plainando no ar, ou seja, não voa. Acho ele bem esquisito, nunca tinha visto antes. Comecei a ver este ano. Que inseto é esse??? Moro em Nova Friburgo, serra do estado do Rio de Janeiro.

Agradeço a ajuda.
Danielle Grativol.
Não me perguntem como eu consegui a façanha de fazer a montagem das fotos em preto e branco e só perceber ao fazer o upload aqui. Pelo trabalho de fazer de novo, acho que não compensa, está legal assim. Nós temos uma vista ventral deles, certo? Minha primeira impressão era a de que são machos de cochonilha, mas estou achando que são efemerópteros. Eles eles têm asas bem desenvolvidas escondidas exatamente atrás do corpo?! Há um corpo d'água por perto?

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Oi César! Oi Danielle!
São exúvias de efemerópteros. Tem um detalhe bem interessante do ciclo de vida destes insetos, que é o fato de existir um estágio intermediário alado. Das ninfas aquáticas surgem os subimagos, já com asas. Estes passam por uma nova ecdise, e daí sim surgem os adultos (imago), também alados. Por isso estas exúvias lembram adultos sem asas. São exúvias de subimagos. Por isso, eles provavelmente foram fotografados longe da água. Lindo registro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário