sexta-feira, 13 de março de 2020

Mariposa Beija-Flor em Minas Gerais

Olá Cesar, tudo bem? Bom, eu fiquei um tanto curioso se esta mariposa não seja uma Macroglossum stellatarum, pois já ouvi você dizer que talvez não ocorra no Brasil. Estava numa mata e de repente ela apareceu num voo super rápido, procurando plantas para néctar, e eu fiz uma gravação (Pois foi impossível tirar uma foto). Daí eu peguei o video, pausei e fiz uma snapshot. Por isso a qualidade muito ruim. Mas então, é uma mariposa beija flor, mas seria a tal?
Abraço, Marcelo Brito de Juiz de Fora-MG
(...)
Esqueci de mencionar que ela é muito pequenina, bem menor que uma cigarra.
Marcelo Brito
Certamente Macroglossum não ocorre no Brasil, as nossas são Aellopos (Sphingidae: Macroglossinae: Dilophonotini). É preciso ver detalhes no primeiro par de asas pra saber a espécie.

Marcelo: Vou voltar lá pra ver se vejo a danada pousar, porque essa aí não pousou nem um minuto. Acho difícil eu encontrar outra tão rápido. Mas de qualquer forma, vc esclareceu minha dúvida! Obrigado Cesar.
(...)
Mas essa também não é uma Aellopos sp, é?
O que me encucou é que se parece muito em voo, o visual da Macroglossum sp., ela não tem aquela cinta branca da Aellopos sp. e ainda tem esse laranja nas asas. Só pela visualização, o que você acha que mais se aproxima dessa espécie?

Cesar: Obrigado por insistir na identificação, Marcelo, esta dá pra dizer a espécie sim, é A. ceculus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário