terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Larvas e Imagos de Borboletas Caligo no Pará

Boa tarde, eu já observo as Caligo illioneus a muito tempo e conheço todos os estádios larvais, de uns dias pra cá apareceram estas outras larvas com mesma idade, porém marrons e como uma listra preta que vai da cabeça até a calda. Qual seria essa espécie (Caligo sp)? Elas são aqui de Belém-Pa também se alimentam de bananeiras e helicônias.
Vale lembrar que em tudo são similares. Já apostei até em subespécie.
Os adultos são de Caligo illioneus.
Basílio Guerreiro.
Basílio, já li sobre casos, mas é difícil duas subespécies em uma mesma região. Se eu entendi, você está seguro que as verdes são C. illioneus? Pois as marrons têm aparência similar às C. illioneus oberon em Butterflies Of America, se for muito exigente, parecem ter uma diferença nos apêndices caudais. As verdes, já se parecem com alguma subespécie de C. telamonius (1, 2). Mas elas já estavam naturalmente juntas? Pois vendo assim, eu diria que é variação intraespecífica e mesmo os adultos de Caligo são bem difíceis de se diferenciar.

Basílio: Foram coletados em fase de ovos e só na segunda troca que foi identificada a coloração distinta, que as outras permaneceram verdes e elas ficaram amareladas com essa listra preta longitudinal. Na outra troca já ficaram marrons com a mesma listra característica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário