sexta-feira, 3 de maio de 2019

Picada de Percevejo Brasiliocarnus em São Paulo

Olá, este pequeno inseto voador picou meu pé no banheiro de casa. Nunca tinha visto dele antes. Passei álcool mas continuou a coceira no lugar da picada.

Seria um caruncho de madeira?
(...)
Ah, verdade, me perdoe.
Pindamonhangaba SP. Vale do Paraíba, lugar quente e úmido, originalmente vegetação de mata Atlântica. Atualmente no bairro temos uma horta de alface e couve no terreno em frente, vizinhos com árvores (de um lado abacateiro e uma árvore de folhas largas) e de outro uma parreira e ipe amarelo.

Quando você coloca "predador" qual seria a "presa"? Ele pode trazer algum risco à saúde humana? Temos uma bebê de uma ano, que começou a andar pela casa...
Josimary Oliveira.
Os mirídeos têm sido alvo de estudos pelos danos que causam às plantas cultivadas (WHEELER, 2000a), pela presença de espécies predadoras com potencial para agentes de controle biológico (WHEELER, 2000b), e pelo fato biológico de que grande número de espécies fitosuccívoras, conhecidas como “facultativas” ou omnívoras, apresentar, ocasionalmente, hábitos predatórios (HENRY, 2000).
Ele me parece ser Miridae: Deraeocorinae, e este grupo tem muitas espécies predadoras, no mesmo artigo, todas as Deraeocorini são, e este me parece Brasiliocarnus fraudans (que é o nº 17 aqui), provavelmente se alimenta de pulgões, cochonilhas e outros pequenos insetos, ácaros e ovos de insetos fitófagos, não oferecendo risco para pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário