segunda-feira, 22 de abril de 2019

Verme Nemertino Geonemertes em Alagoas

Ola César, hoje encontrei esse possível Platelminto em um terrário que possuo, ele estava saindo da terra e indo para os musgo que tem, nao sei muito bem se realmente é um Platelminto. sou de Maceió - Alagoas. Obrigado
Guilherme Davila.
Sim, parece ser uma planária terrestre da família Geoplanidae (Platyhelminthes: Rhabditophora: Seriata: Tricladida: Continenticola), difícil ir além, mas era muito pequena?  A mais semelhante que encontrei é Xerapoa (Geoplaninae).

Guilherme: possui uns 3 cm, apesar de q ela se estica muito então pode ter um pouco mais. E só possui uma linha no meio.

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Olá, César! Oi Guilherme!
Esse é um bicho super interessante. Não é uma Planária, mas sim um Nemertino terrestre. Geonemertes pelaensis (Nemertea: Hoplonemertea: Monostilifera: Eumonostilifera: Prosorhochmidae), uma espécie exótica do indopacífico.
O curioso é que não existe registro oficial desta espécie no Brasil. Mas tenho recebido vários relatos de colaboradores do site, da presença desta espécie em vários estados (SP, SC, MS e PB).
Inclusive, a primeira foto que publicamos foi erroneamente identificada como uma planária.
Tem algumas imagens e um interessante vídeo no nosso site.

Cesar: Caramba, então nós temos um filo novo! Desses bichos eu só conhecia um que viralizou, não sei onde foi postado o original:

Só teria associado se tivesse visto ele fazê-lo, como no seu vídeo.
Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário