sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Tesourinha em São Paulo

Mudando de bicho, ontem tinha um (?) na parede da lavanderia, perto de um vaso de pimenta. 
Eu o coloquei em um vidro vazio com tampa, e ele é bem pequeno, tem antena, o corpo é mais achatado que gordinho, é marrom escuro e amarelo metálico em cima e embaixo é daquela cor de barata feia e ele tem uma bifurcação que faz a parte da cauda (?) parecer uma pinça. 
Gostaria de saber quem é ele e se ele pode oferecer perigo pro meu gatinho, para ver se eu solto ele de novo aqui em casa ou em uma praça da vizinhança. Ah, as fotos estão meio 'embaçadas' porque ele está dentro do vidro e na última foto ele está perto da tampa do vidro onde está escrito bloco 1 (ele é bem pequeno mesmo). Desde já, agradeço.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Esta é uma tesourinha Doru sp. (Dermaptera: Forficulidae: Forficulinae). Estes insetos são onívoros e são considerados benéficos em algumas culturas por se alimentarem de lagartas e larvas de besouros. Podem ser consideradas também um incômodo ao se multiplicar em lugares úmidos, podem segregar mal-cheiro, podem dar "mordidinhas" com a boca e beliscõezinhos com os cercos abdominais, mas não são capazes de machucar muito desta forma, são criaturas inofensivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário