segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Mamangavas e Burrinho Cissites em Minas Gerais

Oi, td bom? A mais ou menos uns 2 anos atrás peguei um pedaço de madeira para colocar minhas orquídeas, ela tinha um furo de fura pau( kkk acho q o nome msm é mamangava, pelo que já li aqui) masss na época não veio nenhum inseto. A mais ou menos 1 ano, uma resolveu fazer daquele buraco a casinha dela e hoje já são 3 famílias RS em 3 buracos diferentes, nasceram mts filhotes, amarelo como ouro. A maioria fica preta com as asas furta cor azul escuro e tem 1 que chegou e matou 2 e expulsou mais 1 bem maior preto com as costas prateadas. Até então; tudo bem e lindo, mas agora chegou um bicho e por incrível que pareça ele está morando no buraco do "rei" (como eu chamo o preto grandão). Ele me parece um besouro, tem aquela garra q corta o pau , é laranjado com pintas pretas. MT calmo tbm, chego perto dele é ele nem se meche. Gostaria de entender... Estou em Uberlândia MG. Obrigada!
Kamila Bartassan.
Kamila, se você conhece por fura-pau, eu diria que está correto, este é o nome  comum em sua região; eu não conhecia, mas encontrei em dicionários como nome de uma mamangava-de-toco supostamente amazônica, por que não se estenderia às demais?

A relação entre estes insetos parece estar bem conturbada, um querendo obter vantagem sobre o outro. Aqui na verdade nós devemos ter duas espécies de abelhas, uma Xylocopa sp. (Apidae: Xylocopinae: Xylocopini), onde a toda preta é uma fêmea, e o todo amarelo um macho. Já a maior, deve ser fêmea de uma outra espécie, mas está difícil saber qual. Já confundi anteriormente Xylocopa com Centris (Apinae: Centridini), sei que as Centris dos subgêneros Ptilotopus Melacentris podem ser bem grandes, mas não estou sabendo de nenhuma delas ser cleptoparasita, assim como desconheço este comportamento entre as Xylocopa.

Já o besouro, este sim é bem conhecido como parasita das mamangavas, Cissites maculata (Meloidae: Nemognathinae: Horiini), ele rouba o ninho e a provisão de alimentos para as suas próprias larvas. Eu sempre alertei sobre estes bichos, por que besouros da família Meloidae, conhecidos por arrebenta-bois ou burrinhos, podem segregar cantaridina, substância cáustica, que provoca bolhas na pele. Todavia, estou vendo um vídeo no canal Besouro Solto, onde um exemplar é manuseado de toda forma, sem problema, alerta apenas para o cheiro que produz. Ele deve possuir a substância em sua hemolinfa, por causa da coloração aposemática, mas talvez não seja capaz de segregar como outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário