quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Besouros Nitidulídeos no Paraná

boa tarde Cesar!! Fiz esse registro em junho/2018,recolhi frutos de Jambolão que já estavam no chão para plantar as sementes,neles estavam centenas desses besourinhos!! Quem seriam?Santo Inácio-PR
Maria Fachini Agostinho.
Estes são besouros da família Nitidulidae e é muito interessante o registro por causa da grande variação que se observa entre eles, há um indivíduo bem maior que os outros, escuros com manchas nos "ombros",  indivíduos escuros com manchas na outra extremidade dos élitros e indivíduos claros. Me parece que seria sensato supor que sejam variações dentro de uma mesma espécie, mas acho que não é o caso, pois o "grandão" (com menos de meio centímetro) parece Urophorus humeralis (= Carpophilus humeralis), o manchado Carpophilus (Carpophilus hemipterus (Carpophilinae). Já o terceiro, difícil por ser monocromático, mas o mais comum com esta coloração me parece ser Epuraea (Haptoncus) luteola (Epuraeinae), só com a ressalva de que BugGuide coloca seu tamanho como maior que o Carpophilus, mas em média aqui me parece o contrário.

Os dois primeiros são considerados de origem asiática, mas todas estão hoje bem distribuídas pelo mundo e são consideradas pragas dos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário