sexta-feira, 8 de junho de 2018

Provável Aranha Zimiris no Rio de Janeiro

Prezados, boa noite. Essa aranha abaixo apareceu hoje numa parede aqui da minha casa (apartamento, segundo andar), aproximadamente às 06h da manhã, quando ainda estava amanhecendo. Ela aparentemente estava saindo detrás de um armário. Moramos no bairro Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro, relativamente próximo à floresta da Tijuca.

Como ficamos sabendo através de uma rede social sobre um suposto acidente com aranha-marrom num bairro aqui próximo (Vila Isabel), em que um bebê teve que amputar a perna devido a picada dessa aranha (não sabemos se foi fake news!), estamos um pouco apreensivos com o surgimento dessa aranha, principalmente porque temos um filho de 3 anos.

Infelizmente durante a captura da aranha (que por sinal era muito rápida e arisca!) houve a perda de duas de suas patas. Ao tentar comparar com outras imagens de aranhas não consegui identificá-la. Não consegui notar a quantidade de olhos, nem a presença do "violino" em seu corpo. Ao comparar com uma outra aranha que encontrei aqui recentemente, que me pareceu ser a cuspideira, notei que esta da foto era consideravelmente mais rápida, e me pareceu ser mais agressiva também ao se sentir ameaçada. Não gostou da lanterna do celular definitivamente. Lembro de ter visto uma aranha parecida com essa apenas duas vezes num outro apartamento onde morávamos que, por acaso, era em Vila Isabel (onde supostamente houve o acidente com o bebê).

Desde já, obrigado pela atenção.
Abraços, 
Diego Araujo.
Diego, pra mim, não parece que tenha havido tal acidente. Pelo menos eu creio que os canais de notícia estariam falando sobre ele, como um semelhante na Bahia em 2010 (1, 2, 3...). Se não citar nomes, se não estiver datado, não citar o hospital, são todas características de notícias falsas.

Esta não é uma aranha-marrom, talvez seja Zimiris doriae (Prodidomidae), espécie exótica, inofensiva, pra confirmar seria bom ver as fiandeiras, mas ela está meio de frente nas três fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário