sexta-feira, 22 de junho de 2018

Abelhas Coletoras de Óleos Centris em Goiás

Olá Cesar,

Essas abelhas foram encontradas no solo de uma das margens das Corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás - GO, no dia 06/06/2018. Acredito que elas estavam sugando sais minerais do solo, assim como as borboletas amarelas da foto anterior que lhe enviei, que inclusive estavam no mesmo local.
Por favor, é possível identificar a espécie? Aproveito para lhe agradecer por todas as identificações que já fez pra mim! Gosto muito de fotografar os bichos e aprender sobre eles tem sido muito prazeroso! Muito obrigada!
Ísis Meri Medri.
Ísis, me parece que ambas são Centris (Apidae: Apinae: Centridini) mas, pra mim, são duas espécies distintas. A maior, é semelhante à fêmea de C. flavifrons, a outra é semelhante a muitas espécies menores, das quais  algumas você pode ver na página da UFVJM. Sobre a primeira espécie, Rego et al. (2006) diz:
As fêmeas de C. flavifrons observadas escavaram seus ninhos em solo plano, arenoso e compactado sob forte incidência de luz solar. O acúmulo de areia solta, resultante da remoção do substrato pela fundadora, próximo à entrada dos ninhos, serviu de sinalização, facilitando a localização dos mesmos. Vinson & Frankie (1977) descrevem como um dos requerimentos para nidificação dessa espécie, superfícies horizontais e abertas.
Algumas Centris semelhantes à segunda nidificam de modo bem diferente. É visível também que elas parecem estar lambendo o solo. Mas vendo-as no chão, a primeira coisa que penso é nidificação.

Sou eu quem agradece, Ísis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário