segunda-feira, 19 de março de 2018

Vespa Esfecídea e Ortóptero no Rio de Janeiro

Boa tarde, consigo ajuda com a identificação deste marimbondo? Foi fotografado na Reserva Ecológica de Guapiaçu, próximo à Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio de Janeiro, em março de 2018. Estava arrastando o gafanhoto para sua toca. Obrigado!
Vitor Marigo.
Não fosse a presa, eu erraria facilmente dizendo ser um pompilídeo, parasitoides de aranhas. Ela deve ser Sphecidae e, pelo menos dentro do que consegui em BugGuide entre as mais semelhantes, Chlorion (Chloriontinae) utiliza grilos e baratas, enquanto Sphex (Sphecinae: Sphecini) utiliza esperanças (também gafanhotos em Gardiner, 2015) e Prionyx, gafanhotos. Não estou conseguindo arriscar além da família, nem dar a identificação correta da presa (que a princípio, é uma esperança da família Tettigoniidae pelas antenas longas e filiformes, mas elas completas têm que ser maior que o corpo). Menke & Fernández (1996) tem chave de identificação de espécies neotropicais (que não estou conseguindo baixar), Buys (2011) a fauna do Rio de Janeiro.

Bruno C. Barbosa: Boa noite, acredito que seja Sphecidae tb, mesmo tendo essa cor de Pompilidae, podemos ver tergo 1 (junção do gaster com torax) sem mais distante que dos Pompilidae. Quanto ao gênero, infelizmente não vou poder ajudar me falta conhecimento com esse grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário