quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Oviposição de Maria-Fedida Edessa no Rio de Janeiro

Olá César e demais especialistas!
Moro em Jacarepaguá/RJ e minha casa tem algumas árvores no quintal. Ocorre que constantemente encontro ovos depositados na área interna da casa que geram dezenas de percevejozinhos que as vezes parecem até formigas. Finalmente essa semana encontrei o inseto responsável pelos ovos que podem ser postos sob varias cores (amarelo, lilás, etc). Poderia identificar o inseto da foto e dizer se pode transmitir alguma doença? Existe alguma providência para controlar a proliferação deste tipo de inseto? Aproveito para parabenizar todos os especialistas que cordialmente e com muita competência se dispõem a ajudar os leigos a entender melhor esse mundo dos insetos. 
Desde já agradeço a atenção. Abraços a tod@s.
Diogo Nascimento.
Diogo, esta é uma maria-fedida Edessa sp. (Pentatomidae: Edessinae: Edessini), muito provavelmente a espécie responsável pelo grande número de relatos de pentatomídeos nascidos em casa e aparentemente a mesma espécie responsável por um acidente em São Paulo. Fora casos como este, que são raros, é um bicho inofensivo, não transmite doença alguma para nós. Ninfas de percevejos semelhantes a formigas devem ser de outras espécies.

Como este não é um bicho que infesta residências ou capaz de sobreviver dentro delas, não me parece o caso de se tomar providências, eles são atraídos por plantas do lado de fora, o que é o natural, e provavelmente pela iluminação artificial de dentro de casa.

E quanto aos parabéns, não posso agradecer, não sou especialista em qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário