sábado, 3 de fevereiro de 2018

Cigarrinhas Dictiofarídeas em São Paulo

Obrigado, Cesar! Tenho uns hemípteros ainda mais estranhos; eu nem conheço a família. De Embu, São Paulo.
Lucas Rubrio.
Pois aqui vou mais longe, a primeira pode ser Megadictya obtusifrons (= Hyalodictyon obtusifrons; Dictyopharidae: Dictyopharinae). O segundo também é Dictyopharidae, neste caso parece Cladodipterini, provavelmente Cladodiptera, mas com dúvida em Diacira, você pode ver descrições e imagens em Donovall (2008) que diz que estes gêneros precisam ser revistos, algumas espécies podem estar atribuídas ao gênero errado e que não há chave para as espécies publicada. A tribo Cladodipterini (Dictyopharinae ou Cladodipterinae dependendo do autor) me parece segura.

Atualização Aog./2.018 - Lucas Rubio: Bom dia Cesar! estuve olhando a chave de "A generic revision of the new world Dictyopharinae" e cheguei à conclusão de que o primeiro não pode ser Megadictya obtusifrons, porque Megadictya tem 7 espinhos na tíbia posterior, e o inseto na minha foto só tem 4.

Continuei com a chave e cheguei a Pteroplegma cf. jacobiana. O único problema é que não encontrei a descrição de P. longiceps (Schmidt, 1932). Mas acho que Pteroplegma é seguro.

O que você acha?
(...)
Acredito que os espinhos no ápice nao devem ser contados, porque o trabalho diz na diagnosis de Pteroplegma: "The hind legs have four preapical spines".

Cesar: Pra mim, está fechado com esta identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário