terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Lagarta Siproeta no Paraná

Querido César bomdia! Aqui uma lagarta que identifquei como Siproeta epaphus trayja (Nymphalidae: (Nymphalinae: Victorinini) esta mesma Lepidoptera está muito presente aqui. Tem duas na planta "Pingo de sangue" Ruelia sp que é uma das hospedeiras da espécie. E demais informações encontradas batem com a lagarta.
Tenho porém una pergunta pois nada encontro a respeiito. As lagartas de borboletas não são consideradas urticantes. Mas esta tem cerdas parecidas com às das lagartas de mariposa. Confesso que não quis tocar nela para ter certeza.. por isso pergunto a você: é ou não é urticante? Abraços 
Siddhartha Delphis de  Curitiba, Paraná.
Siddharta, vou falar de pistas, evidências, mas não dar certeza alguma. Pelo que eu pesquisei na literatura que me é disponível, não encontro qualquer informação sobre esta lagarta ser urticante, ela não é, até que surjam relatos ou informações dizendo o contrário. As cerdas secundárias, por si só, já tornam a lagarta difícil de ser tragada. Mas sobre ela poder ser por comparação com outras espécies, não comparemos com nenhuma mariposa, nós podemos ir muito mais próximo dela filogeneticamente falando. Há ninfalídeos que são urticantes ou com toxinas de outra ação nas cerdas, os que encontro são nos gêneros Nymphalis, VanessaEuvanessa e Euptoieta. As três primeiras são relacionadas na subfamília Nymphalinae e até na tribo Nymphalini para alguns autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário