domingo, 22 de outubro de 2017

Comportamento Desconhecido de Cigarrinhas das Frutíferas

Cesar, faz tempão que eu quero compartilhar uma curiosidade com você. Em pleno verão de 2014, eu flagrei cigarrinhas Aetalion (A. reticulatum, Aetalionidae) se comportando de um modo muito inusitado em um galho de aceroleira, elas levantavam o corpo, apoiadas pelas pernas dianteiras. Tanto os adultos quanto as ninfas, mas parecia que as ninfas tinham mais facilidade em realizar tal façanha. Eu pensei em várias hipóteses do porque deste comportamento. Fiz várias pesquisas, mas não cheguei a lugar algum. Me parece que tem a ver com temperatura. A partir do momento que observei isso, comecei a monitorá-las, e elas só se comportavam assim quando estava muito quente. Fiz um teste, puxei o galho para a sombra, mas as que não se incomodaram com isso, continuaram na mesma posição. Anos depois, eu descobri percevejos Antiteuchus fazendo exatamente o mesmo, num dia muito quente. A impressão que tenho é que eles querem manter o minimo possível de contato com o galho. Talvez queiram ventilar o corpo. Eu realmente gostaria de saber como se beneficiam com esse comportamento em dias quentes.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.

Reticulated Aetalionid Treehopper from SCkel Kel on Vimeo.

Eu posso estar errado principalmente por causa das marias-fedidas flagradas em comportamento semelhante, além do fato de não se ver este comportamento em muitos outros registros. Mas tanto é normal as formigas tatearem o abdome dos insetos em busca da secreção açucarada, como alguns insetos são vistos se oferecendo para as formigas, eu penso que pode ser isto o que acontece.

Bruno C. Barbosa: Bom.... pegando o assunto depois de ter acabado... Mas mesmo assim vou falar eheheh

Tenho duas hipóteses que podem ser testadas por quem tem acesso fácil a essas cigarras.

Primeira, seria de fato regulagem de temperatura, ficar em horizontal diminui a superfície e assim absorve menor o calor. - Pode ser testado levando uma lâmpada ate as cigarras forçando um aumento de calor fazendo que esse comportamento seja testado.
Fiz algo similar com as vespas sociais, onde eu aumentava a temperatura no ninho para estimular o comportamento de resfriamento do ninho usado gotas de agua.

O que me deixa com duvidas sobre essa hipótese, é que ate onde vi e li, somente ninfas fazem mais frequentemente... ninfas não tem assas, adultos tem assas e não fazem o comportamento com muita frequencia. Isso me leva para segunda hipótese.

Segunda seria que, esse comportamento esta ligado a defesa, ficar em horizontal seria algo do tipo “ficar de pé”, ou seja, aumentar seu tamanho, ficar maior e mais “assustadora” perante a presença de um possível predador, repetindo o que disse, ninfas não tem assas então não tem como fugir voando. Adultos não fazem esse comportamento sempre pq se predador incomodar, elas voam para longe. (os adultos que fazem, podem ser adultos jovens, então alguns comportamentos de ninfas ainda estão automáticos)

Reparem que no vídeo, a formiga passa e nada acontece... depois que o observador se aproxima mais, as ninfas de cima fazer o comportamento, um adulto de baixo corre para parte da folha e ainda e possível ver que a formiga de baixo que estava cuidado de uma cigarra tb fica agitada e “foge”.

Minha segunda hipótese pode ser testada, colocando uma sombra nas ninfas, fazendo que a temperatura fique mais amena e depois de alguns minutos, o observador chegue perto das cigarras rapidamente como um predador, se elas na sombra fizerem o comportamento, então esta ligada a defesa e não termoregulação.

Caso alguém possa testar ficaria feliz em poder ajudar na montagem do experimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário