quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Tatuzinho Porcellionides na Bahia

Infestação pós chuvas
Esse pequeno inseto de antenas e "rabinho" com bifurcação, cor acinzentada e muitas perninhas infestou meu quintal e as vezes entra em casa. Ele não vira bolinha (como tatuzinho) tomou conta de uma vassoura que varremos o quintal, e parece gostar de umidade, sofrem nas "mãos" das formigas pretas e fogem quando chegamos perto. Acabei matando alguns que entraram em casa mas queria saber o que é, e o motivo dessa infestação inesperada. Moro em Feira de Santana na Bahia.
Isis Oliveira.
Isis, este bichinho é Crustacea: Isopoda: Oniscidea, eu o chamaria de tatuzinho, mas não de tatu-bolinha. Certamente eles estão relacionados à chuva, talvez estivessem confinados em um local e puderam então se dispersar. Abaixo da subordem, a identificação deles é bem difícil.

Victor Ferreira Leal da Silva: Parece ser um Porcellionides pruinosus (Porcellionidae), ele apresenta uma grande diversidade de cores sendo que a mais comum é parda arroxeada. É uma espécie originária da região mediterrânea oriental e é um dos poucos isópodes terrestres que conseguem sobreviver em ambientes mais secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário