quarta-feira, 28 de junho de 2017

Barbeiro e Não Barbeiro no Maranhão

Olá moro no maranhão e encontrei esse inseto e gostaria muito de saber se é ou não o barbeiro. Grato.
Olá Cesar depois da sua resposta pesquisei e identifiquei como sendo da espécie triatoma rhodnius. O registro é da região norte do Maranhão.

Tenho um outro registro da mesma região que penso ser uma um barbeiro em desenvolvimento. Pode me ajudar a indentificar?
Jorão de Melo Siqueira.
Jorão, como dito, o primeiro inseto é um barbeiro (Reduviidae: Triatominae), mas não há uma espécie Triatoma rhodnius; Triatoma e Rhodnius são dois gêneros distintos, somando juntos quase 90 espécies conhecidas. Este é uma Rhodnius sp. (cabeça bem alongada, antenas inseridas no ápice). Segundo Rabelo Barros & Mendes há cinco que ocorrem no Maranhão, R. brethesi, R. nasutus, R. neglectus, R. pictipes e R. robustus (Larrousse, 1927) Por tentativa, não confirmado, este me parece R. nasutus (se < 2 cm.; a espécie é normalmente descrita como avermelhada, mas há registros de variação de cor).

O segundo é um predador, bom mantê-los vivos pra controlar os barbeiros, a imagem não está nítida, mas deve ser uma Peiratinae sp. (estes são agressivos e podem produzir picadas dolorosas, não perigosas).

Sempre lembrando que o ideal é se coletar barbeiros vivos e encaminhá-los a órgãos de saúde ou controle de zoonoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário