quarta-feira, 10 de maio de 2017

Oviposição de Mariposa Tolype em Minas Gerais

Para minha surpresa vi de novo a lagarta sair brevemente do casulo, apenas para conferir os fios mais próximos e voltou para dentro. Curioso o tempo que ela permanece entocada e sem avançar seu processo de metamorfose.
E já há 2 dias surgiu uma coisa estranha afixada na parede e que nem imagino do que se trata. Casulo? Inseto? Tem asas? 
Saudações.
Cesar Barreto de Tiradentes, Minas Gerais.
Esta estrutura eu estou chamando de casulo, mas de fato não sei de quê se trata, nunca vi nada semelhante e não sei por onde começar. Nos atualize com qualquer novidade, peço aos leitores que, se reconhecerem, ou tiverem alguma opinião, use os comentários.

Cesar Barreto: O "coisa" continua lá e esqueci de dizer que tem uns 2cm, mas é relativamente bem resistente ao toque. Como está num lugar onde se concentram quase todas as mariposas que estou fotografando, não vai ser complicado acompanhar por um tempo e ver se sua identidade se revela.

Kel: Um amigo encontrou a mesma coisa e postou no FB, eu sugeri oviposição de mariposa, o dele tinha furos e galerias que dão a entender que se formaram a partir do transito das lagartas. Havia tbm restos do que tinha sido uma pequena lagarta. O que intriga mesmo é esse formato.

Atualização Fev./2.018: Um novo registro de Márcia Braga mostra as lagartas recém-nascidas, confirmando a identificação da Kel.

Atualização Mar./2.019: A postagem citada foi atualizada, tratam-se de ovos de Tolype cf. medialis (Lasiocampidae: Macromphaliinae: Poecilocampinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário