sexta-feira, 3 de março de 2017

Besouro Serra-Pau Oncideres em Pereira em Minas Gerais

Cesar, tudo bem? Cara, fiquei pasmado com o estrago que este besouro serra pau fez na roça. Tinha um pé de pera enorme, quase 2 metros de altura, e de repente encontrei a pequena árvore no chão. Fui observar e até briguei com o pessoal porque achei que tinham serrado a planta sem querer. Ma s consultando o que restou da planta no chão, encontrei o tal bichinho. Que incrível o que ele fez. Não sabia da capacidade do serra pau! Não o matei, mas soltei bem longe. Mas confesso que fiquei com raiva dele! Olha as fotos do estrago e me diz quem é este marceneiro? 
Obrigado,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Marcelo, você já havia registrado espécie próxima, demonstrando entusiasmo. Eu acredito que a espécie aqui seja Oncideres dejeanii (Cerambycidae: Lamiinae: Onciderini), e o caso pode até ser novo, veja o que diz Cordeiro et al. (2010):
Entre os serradores, o gênero Oncideres é o que possui maior diversidade de espécies (Fonseca, 1931; Monné, 2002), e neste, inclui-se Oncideres dejeanii Thomson, 1868 (Coleoptera: Cerambycidae), com ampla distribuição no Brasil, ocorrendo do Ceará ao Rio Grande do Sul (Galileo & Martins, 2006). Esta espécie é polífaga, apresentando 58 espécies de plantas hospedeiras distribuídas em 23 famílias (Monné, 2002). Entretanto, foi relatado em Pyrus communis L. (pereira) no Estado de São Paulo (Andrade, 1928), mas ainda não há registro para o Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário