terça-feira, 20 de setembro de 2016

Joaninhas em São Paulo

Oi Cesar! Tudo bem?
Estou adorando o seu site! 
Aqui na jabuticabeira de casa (São Paulo - SP) apareceram várias joaninhas. Acho que são do mesmo tipo desse post. (Não fazia ideia de que existiam diversos tipos só de joaninhas!!)
Além das joaninhas minha mãe viu "outro" inseto (que pelo seu site já descobrimos ser a joaninha em outro estágio) e também um rastro de "gosma". 
Gostaria de saber se pode ser prejudicial à jabuticabeira.
Muito obrigada!
Vivian de São Paulo, capital.
Sim, Vivian, joaninhas (Coccinellidae spp.), apesar de não variarem muito morfologicamente, são um grupo bem diverso, com uma maioria das espécies predadoras e algumas que se alimentam de plantas ou fungos. A joaninha-asiática Harmonia axyridis (Coccinellinae) é uma espécie que varia muito em coloração, por isso quando se vê joaninhas bem diferentes juntas, elas são normalmente de uma mesma espécie. Neste caso porém, o indivíduo da direita não me parece ser uma variação possível de H. axyridis; pra mim é uma espécie diferente, Cycloneda sanguinea (Coccinellinae).

Ambas são benéficas para as plantas, mas a asiática, como o nome sugere, é uma espécie introduzida no Brasil. O rastro de gosma provavelmente foi deixada por um gastrópode (lesmas e caracóis), que também podem ter uma dieta bem variada (a propósito, se alguém tiver registros de lesmas, praticamente não temos no Insetologia).

Muito obrigado, Vivian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário