quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Prováveis esporos de fungo Sphaerobolus em Santa Catarina

Ola. Moro em Joinville SC e em minha busca para identificar essa praga, inseto....cai no site de vocês. Já faz um ano e só vem piorando, apareceram pontinhos pretos grudados no teto, no chão e nessa planta da foto especificamente. Não fazemos a menor ideia do que possa ser, se é da planta ou algum inseto noturno....esse corredor possui iluminação com fotocélula e sensor de presença, ela só acende de noite quando passa alguém, então faz descartar a possibilidade de um bichinho de luz....tem mais plantas dessa mesma espécie em outras partes do jardim, mas que não tem esse problema...e tem mais plantas perto dessa espécie, masque não tem esses pontinhos....apenas no canteiro que fica ao lado do desse corredor e nessa planta. Esses pontinhos parecem fezes, pois não são duros, parecem cola....tanto que para limpar o piso nem o lava jata de pressão com produto de limpeza aplicada resultou na remoção desse negocio , eles só saem se raspar.....podem me dar alguma luz de como eliminar esse problema?
Obrigada
Livia de Joinville, Santa Catarina.
Livia, apesar de chamá-los de insetos, sua descrição me faz pensar que não tem nenhuma relação com eles. Você os vê andar? É possível tirar fotos de algum isolado, com lentes de aumento?

Eu gostaria de saber o que há neste canteiro que você menciona e até mesmo o vaso na imagem. Há madeira em decomposição? Gostaria que procurasse por este tipo de fungo que aparece no vídeo:
Este artigo fala sobre a descoberta de Sphaerobolus stellatus (Geastraceae) no Brasil em 1944 e contém imagens de seus esporos, que é o que acredito serem estas coisinhas pegajososas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário