segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Mosquitos Quironomídeos em São Paulo

Oi, utilizo estes mosquitos como alimento vivo para cevar minha aranha-lobo, porém não faço a menor ideia de que tipo de inseto seja esse. Eles são muito comuns na minha casa, e é possível encontrar muitos pelo quintal na parede. Moro em Valinhos - SP, lugar com um clima quente. Como dá para ver nas fotos existem aparentemente 2 "tipos" de mosquito; um é mais fino, e o outro, um pouco mais gordo. Ainda sim, acredito que seja essencialmente o mesmo mosquito. Estes insetos são a principal fonte de alimento de meu aracnídeo (especialmente os gordos) então gostaria de saber o que exatamente é esse negócio.

Nota: mosquitos gordos são mais "raros" de se ver em relação aos finos, pode-se dizer que para 10 finos há 1 gordo. A ultima foto mostra o suprimento de comida viva em si, note que alguns frascos estão com a tampa entreaberta. Deixei assim na intenção de garantir uma entrada de ar. Isso é realmente necessário? 
Obs: os mosquitos finos raramente passam de dos dias nos vidrinhos, mas os gordos duram um pouco mais, 4 - 5 dias na melhor das hipóteses. Como a Lycosidae leva mais tempo para consumir os gordos, concluí que eles devem ter mais "carne" e possivelmente mais nutrientes que os finos. Isto está correto?
Vinícius Valentim Agostinho de Valinhos, São Paulo.
Vinícius, pelo comprimento das asas dianteiras, estes são moquitinhos da família Chironomidae. Não picam, não transmitem doenças, predominam onde há água. Você pode ler resumidamente sobre eles aqui, sobre a fauna de São Paulo aqui e este terceiro tem um dado interessante na página 6 que diz que as fêmeas são mais abundantes; você tem encontrado cerca de dez machos para cada fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário