sábado, 9 de julho de 2016

Dípteros do Rio Grande do Sul

Bom dia, César.
Alguns mosquitos:
1) O primeiro, por mera especulação, acredito que seja "toxorhynchites rutilus" (diptera/culicidae/toxorhynchites).
2) Tipulidae sp.
3) Anopheles sp.
Qualquer afinamento é bem vindo.
Abraço

César,Algumas moscas:
4) Acredito que seja da família "sciomyzidae", mas confundo muito com as moscas-soldado (stratiomyidae).
5) Stratiomyidae?
Abraço

César,Mutucas (Tabanidae) ou moscas?
Alguma classificação mais específica?
Abraço 
Rafael, do Rio Grande do Sul.
1 é Toxorhynchites sp. (Culicidae: Culicinae/Toxorhynchitinae: Toxorhynchitini), T. rutilus eu não vejo evidência de ocorrer na região, embora o subgênero Lynchiella confere com uma espécie encontrada no Rio Grande do Sul.

2  é Tipulomorpha, diferenciar Tipulidae e Limoniidae requer análise do aparelho bucal, contar os segmentos das antenas, ou conhecer muito bem as espécies.

3 - Este artigo lista entre Culicidae: Anophelinae, treze espécies de Anopheles e uma de Chagasia no Rio Grande do Sul, o segundo não vejo fotos, mas parece ser bem distinto, logo deve mesmo confirmar Anopheles.

4 e 5 - Eu não sei se a ordem aqui ficou invertida. A 4 precisa de mais pesquisa. Moscas com padrões semelhantes nas asas envolvem Platystomatidae, Pyrgotidae, Scyomizidae, Tephritidae, Ulidiidae, eu não estou convencido de nenhuma. A 5 me parece mais segura como Sciomyzidae.

6 - Mutucas, pra mim, são moscas, mas não há mutucas aqui. Esta lembra Anthomyia ochripes (Anthomyiidae). Ela ocorre tanto na América do Norte como na Europa, não sei se foi introduzia no Brasil ou se temos espécie semelhante.

7 - Deve ser um macho de mosca-das-frutas da família Tephritidae. Há ainda uma série de famílias semelhantes, incluindo o grupo da 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário