sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ciclo de Borboleta Papilio no Uruguai

César, eis aqui, em algumas fotografias, o ciclo de vida de uma borboleta da família Papilionidae, uma das chamadas Rabo de Andorinha, a Heraclides astyalus pallas. Ela se alimentou de folhas de limoeiro, e esteve em forma de crisálida durante 9 meses. A magnífica borboleta que dela saiu foi um macho, com 10 centímetros de abertura alar!
María Luisa Rodríguez de Balneario Las Toscas, Canelones, Uruguai.


Primeiramente lembrando que por aqui, eu considero Heraclides um grupo dentro do gênero Papilio, o importante é sabermos que estamos falando do mesmo gênero.

María, aparentemente, esta não é Papilio astyalus pallas, que eu creio ser sinônimo de Papilio pallas pallas . A distribuição desta subespécie é dos EUA à Costa Rica (1, 2). Como diferenças, comparando com as imagens de Butterflies Of America (BOA tem duas páginas pra elas, com nomes diferentes 1, 2) nas asas superiores, as manchas pequenas que pontilham a margem inferior são na maioria simples aqui, enquanto nas de BOA são todas duplas. Nas asas inferiores, a mancha vermelha parece mais delgada aqui que a maioria dos indivíduos lá.

P. astyalus astyalus me parece a subespécie correta. A maioria tem os pontinhos ausentes, mas a que consta ser tipo de P. lycophron drepanon as possui muito semelhantes e principalmente a região de ocorrência parece coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário