quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lagartas Caligo no Pará

Olá Cesar, tudo bom? Achei alguns ovos de borboleta na folha de uma bananeira, dedusi que, seriam Caligo sp. Depois de uma semana, eles eclodiram e, dos cinco ovos, já haviam nascido três lagartas, trouxe duas comigo. Eu queria saber sua opinião sobre a qual espécie elas pertencem. Aqui em minha cidade (Belém - Pa), possui um borboletário, e, uma das espécies presente nele, é a Caligo Illioneus. Seria essa sua espécie? E eu queria também que, você me esclarecesse uma dúvida: Minhas lagartas realizam suas ecdises um dia após a outra, demoravam mais ou menos um dia durante todo o processo da ecdise. Dessa vez, a primeira lagarta demorou 3 dias do começo ao final do processo, no outro dia de manhã, fui olha-la, ela estava na parede do aquário, e ao seu redor tinha um pouco de líquido incolor, e também algumas formigas (estavam tipo se alimentando do líquido, e algumas, andando pelo aquário e, por cima dela), fiquei muito preocupado, porque elas podiam ter atacado a lagarta, examinei-a, e tudo parecia bem, seu "pescoço" estava apenas um pouco molhado com o líquido. Nunca vi essa espécie de formiga atacar, sempre vejo elas se aglomerado ao redor de coisas derramadas ou mortas.. E nunca ferroam, apenas correm meio doidas. Não tinha formigas ao redor da outra lagarta, nem nos besouros que crio ao lado do aquário delas, por isso acho então que, as formigas não a atacaram, mas o que seria aquele líquido? (O líquido só pode ser da lagrata, não possui goteiras, ou qualquer tipo objeto que possa pingar por perto do aquário) E já fazem dois dias desde que ela terminou a ecdise, e não come nada! Estou preocupado com ela. Será que isso é normal? Ficar sem comer por tanto tempo depois da ecdise? E soltar líquido? O que você acha sobre isso? Será que isso é algo normal? Ela vai voltar a comer? Desculpa por ter escrito tanto! Desde já, agradeço a atenção.
Allison de Belém do Pará.
Allison, quanto à questão do líquido, a Kel disse muito mais do que eu poderia dizer, não tenho experiência alguma com criação de lagartas.

Quanto à espécie, o que digo é que em Caligo, muitas vezes até os adultos deixam dúvidas. O norte da América do Sul é a região com maior concentração de espécies de Caligo (Nymphalidae: Morphinae/Satyrinae: Brassolini), eu sinceramente desconfio da confiabilidade que se deve ter em palpites nestas lagartas, você pode ver as muitas possibilidades nesta página, acreditando até nas registradas nas regiões periféricas (como é o caso de C. illioneus). Com indivíduos adultos, esta página é muito útil.

Kel: To criando essa Caligo tbm. Deve ser Illioneus, mesmo. Tenho 3 pequenas e 4 gradinhas, ainda verdes. Pela sua primeira foto, já sei que elas vão ficar bem feias. As vezes elas podem contrair infecções, não sei bem como isso ocorre. Recentemente, as Dione que eu criava morreram todas molengas, não conseguiam empupar, e regurgitava liquido estomacal. Algo debilita elas, dificulta troca de instar e o processo pupal. Eu só não sei o que. Uma coisa que a gente devia fazer, que eu nunca lembro, é lavar as mãos antes de manuseá-las. As formigas costumam se aproximar das lagartas debilitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário