segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Aranhas Teridiídeas do Rio Grande do Sul

Pedido 1: Esta aranha apareceu depois que o cano da máquina de lavar desencaixou e inundou a área de serviço, por isso acho que ela morava lá. Coloquei a aranha do lado de fora da casa, pq demorei muito tempo pra limpar a bagunça e fiquei com receio dela ser pisoteada sem querer. Que aranha é?
Pedido 2: Oi! Queria pedir desculpas por enviar tantos pedidos de uma vez, é que eu fico tirando foto e depois esqueço de mandar! Esta aranha está no teto da entrada da minha casa, do lado de fora. Fui várias vezes ver se ela se mexia para que eu tirasse outras fotos, mas ficou praticamente parada o dia inteiro. As duas imagens são do mesmo bicho. É possível identificá-la? Abraço!
Kiwi de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Kiwi, eu peço por favor que se envie um pedido por vez, que se espere eu responder antes de enviar o próximo para que eu possa me organizar, semana passada apaguei acidentalmente imagens não publicadas por conta disso. Não posso publicar todos de uma vez ou não respondo aos outros e não posso também esperar, eu preciso apagar pedidos antigos para receber novos, se não o formulário é bloqueado pelo limite de 100 Mb de armazenamento e outras pessoas ficam impedidas de fazer seus pedidos. No caso das aranhas, elas podem ser enviadas em um só pedido: "a menos que os bichos estejam relacionados".

A primeira aranha é uma falsa viúva-negra Steatoda sp. A picada de uma fêmea adulta pode ser muito dolorosa. O indivíduo na imagem ou é macho, ou é fêmea jovem, não estou certo. Nas outras imagens temos fêmea(s) da mesma família, Theridiidae, mas ela está encolhida, não tenho certeza de qual, mas provavelmente Nesticodes rufipes, muito comum em residências, não são perigosas.

Aranhas desta família são tranquilas e fingem-se de morta quando se sentem ameaçadas. Só picam pressionadas contra o corpo, como no caso de estarem em alguma peça de roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário