segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ovos e Ninfas de Maria Fedida Predadora no Espírito Santo

Cesar, achei curioso um Reduviidae ter posto seus ovos juntos dessa massa de ovos de algum Auchenorrhyncha. Será que as ninfas Reduviidae poderiam se alimentar desses ovos, uma vez que eles são protegidos por essa massa branca? Eu já fotografei ninfas Asopinae se alimentando de ovos de Aethalion, que tbm é protegido por uma massa, mas não viscosa. Eu estou monitorando pra ver o q vai sair deles.

Na outra imagem, você de black power indo para uma festa temática. Abç.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.

Kel, na minha opinião, estes ovos são justamente de Pentatomidae: Asopinae, não de Reduviidae; os brancos me lembram os de Membracidae. Não encontro qualquer registro ou informação sobre comportamento semelhante, mas este deve ser o comportamento destas mães: colocar os ovos junto de onde haja fartura de alimento, possivelmente não com a intenção de se alimentar dos ovos, mas das ninfas que daí eclodirem.

Onde você conseguiu esta foto?!

Kel: Digamos q eu conheça alguém q conhece alguém.

Os ovos brancos eclodiram. Tenho uma certa desconfiança de q sejam de Membracis lunata (Membracidae), tem muitas delas no quintal, mas em outra planta. Algumas das ninfas ainda estão juntas aos ovos. Estou monitorando os outros ovos, mas já to desconfiando q sejam dessas lampadinhas vermelhas, q fotografei ontem sugando um treehopper.
Olha os dos ovos pretos, nasceram botando moral e dominando tudo. Cesar? Credo, acho q to falando sozinha.

Célio: Cesar tenho quase certeza que são ninfas de Podisus sp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário