sexta-feira, 24 de julho de 2015

Esperança pseudofilínea no Amazonas

Tirei esta foto há alguns meses atrás na reserva florestal Adolfo Ducke em Manaus, Amazonas, até hoje não consegui identificar este inseto que parece um grilo gigante e com ferrão, mas pesquisando o único inseto que encontrei com essas característica foram os wetas ou grilos-gigantes-da-nova-zelandia, que como o próprio nome diz só existem na Nova Zelândia, então, que bicho é esse?
Ricardo Cabral de Manaus, Amazonas.
Ortópteros são muito difíceis pra mim e eu não consegui uma boa resposta. É curioso, eu tinha chegado em Saginae, encontrei uma imagem brasileira, mas também não ocorrem no Brasil. Suspeito então que ele esteja envolvido no grupo que tem aparecido bastante por aqui, que são Tettigoniidae: Pseudophyllinae.

O "ferrão" é o ovipositor, órgão de uma fêmea, que não é usado como defesa como nos himenópteros. Ela possui asas curtas, mas creio que seja adulta. Os que mencionei aqui são provavelmente da tribo Pleminiini, mas talvez outra tribo. Não encontrei muitas espécies braquípteras nesta tribo (uma espécie batizada de braquíptera possui longas asas)Dasyscelus  não deve ocorrer na sua região, neste caso poderia ser Dasyscelidius. As asas são semelhantes, o que me intriga é o fato dela ter os fêmures dianteiros bem armados.

Seguindo a chave em Orthoptera Species File (pulando uma etapa), cheguei na tribo Eucocconotini, mas Panoploscelis que seria o gênero mais provável, tem características diferentes.

Portanto, eu defendo que ele deve ser uma esperança da subfamília Pseudophyllinae. Nossos parentes mais próximos dos wetas são bem diferentes. Espero que um dia, alguém que entenda do grupo possa fazer uma revisão em nossas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário