segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Infestação de Piolhos de Cobra em São Paulo

Boa tarde. primeiramente parabéns pelo blog. 

Tenho um jardim em um canteiro em casa onde plantei algumas trepadeiras como a rosa trepadeira, lágrima de Cristo, ora pró-nobis e também azaléias e um tipo de morangueira. Cobri a terra com cascas de árvore. 

Primeiro surgiram as lesmas. Aos montes...Apesar de ter aplicado um produto chamado ferramol e não ter dado muito resultado, o que tem ajudado a acabar com elas é o sal e a cerveja, mas a indústria de bebidas deve ficar feliz porque eu não bebo, mas estou gastando certa quantia com a bebida e estas lesmas não desaparecem. 

A quantidade de lesmas diminuiu, mas aí apareceram estas criaturas (fotos) aos montes e elas estão invadindo até a minha casa. 
Recentemente apliquei um pó de fumo mas parece que de nada adiantou. 

Não sei nem se trata-se de uma única espécie, pois às vezes possuem tonalidades diferentes e comportamentos diferentes. Uns ficam imóveis e enrolados e parecem estar aglomerados. Outros são retos e mesmo que você jogue algo sobre eles, permanecem retos (não sem enrolam). Os que caem na armadilha da cerveja, uns se enrolam outros permanecem retos. 

Você pode identificar por favor e me informar se são criaturas do bem ou do mal e como faço para eliminá-las se esta for a alternativa? 

Desde já obrigado. 
Maurício Fernandes de São Paulo, capital.
Maurício, os bichinhos são pequenos piolhos-de-cobra, embuás ou gongolos da classe Diplopoda. Infestações destes bichos são comuns, houve um caso mês passado também em São Paulo. São normalmente considerados benéficos por serem detritívoros, importantes recicladores da matéria orgânica importantes para a qualidade do solo. As dicas do eHow podem te ser úteis.

Obrigado, Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário