domingo, 9 de março de 2014

Lagarta Desconhecida em São Paulo

Olá! 
Essa lagarta se tornou uma praga difícil de controlar e a foto não ajuda muito. Foi tirada em outubro de 2013 e deram uma "sumida" daqui atualmente mas voltam todo ano. Vou tentar detalhar os hábitos o máximo que eu conseguir. Ela está no chão do porão sobre alguns pêlos de cachorro, peço desculpas pela foto ruim. 
Hábitos: Noturna, se abriga durante o dia na concavidade da borda dos vasos, no folhiço e embaixo de pedras/vasos. Gosta de umidade, e -não sei se é relevante - se esconde em grupos e parecem caminhar em fila quando ameaçadas. 
Espécies que ataca: Não é seletiva mas têm preferencia por amoras silvestres, tendo atacado Rubus rosifolius (amora de espinho), Rubus fruticosus (framboesa do mato) , Rubus idaeus (framboesa verdadeira) e uma Fragaria indica (morango do mato). Atacou também algumas espécies de Canna e algumas Lamiaceas no geral (hortelâ, manjericão). 
Desde já, fico grato por qualquer informação acerca do inseto.
Tércio de São Paulo, capital.
     Tércio, discordo no que diz respeito à qualidade da imagem, ela está muito boa. A própria lagarta é que está difícil mesmo, ela não aparece em nenhuma lista que encontro das culturas citadas. O que ajudar seria imagens por outros ângulos e outros estádios das larvas, quem sabe ainda criando uma, com o adulto sem dúvida seria mais fácil.
     Sem dúvida, o hábito gregário e processionário é relevante e interessante, mas também não a encontro nestes grupos. Espero que ainda consigamos a sua identificação. A única certeza que tenho é que se trata de uma mariposa, não uma borboleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário