terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Aranha Ctenídea em Santa Catarina

Prezado Cesar
Encontrei a espécie na fotografia pela segunda vez em minha residência. Preciso identificar se é venenosa ou não! E também, saber se colocando o veneno K-othrine nas aberturas da casa, pode resolver a situação.
Agradeço desde já o auxílio!
Marina de Florianópolis, Santa Catarina.
Marina, claramente a aranha é da família Ctenidae e macho, eu acredito, embora não esteja 100% claro pra mim, que esta é uma aranha armadeira Phoneutria sp.; aparecendo mais, seria interessante enviar mais fotos. A peçonha destas aranhas é forte, em casos de acidentes com ela é preciso procurar socorro médico, de preferência levando consigo o animal, lembrando que na maioria dos casos, nem chega a ser necessária a aplicação de soro.

O nome da imagem era "inimigas". Primeiro, é bom lembrar que mesmo estas aranhas de importância médica, não deixam de ser animais benéficos. Esta, pode matar até ratos e camundongos, estes sim podem infestar sua residência e trazer muitas doenças. Baseado apenas em relatos, as fêmeas costumam ser mais agressivas e pelos registros aqui já está bem claro que os machos tendem a perambular mais, aparecendo nas casas. Pra tê-las longe de casa é preciso verificar primeiro se há muito mato ao redor de casa e em terrenos vizinhos, elas provavelmente estão vindo de fora, duas aranhas não parece um sinal de infestação. Depois, verificar também se há muito material em casa, como ferramentas e outros objetos que podem estar guardados de forma a servir de esconderijo para as aranhas, nestes dois casos, qualquer dedetização pode ser dinheiro jogado fora.

Sobre o veneno em questão, eu peço que você leia o supercomentário de nosso amigo Celso nesta postagem.

Marina: César
Muito obrigada pela ajuda! Muito importante teu blog, parabéns pelo trabalho!

Atualização Dez./2.018: Está parecendo ser um macho de Ctenus. São aparentadas e podem também se armar, mas a peçonha não é potente em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário